Delegado Matheus Laiola

Design sem nome (17)

Programa de castração gratuita de pets chega a Bocaiúva do Sul nesta quarta (31)

O programa Castra + Paraná, promovido pelo Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais (DPDA), da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBIO), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, estacionará seu ônibus itinerante em Bocaiúva do Sul a partir desta quarta-feira (31) e permanecerá até sábado, 3 de agosto. Durante este período, a iniciativa oferecerá castrações gratuitas para cães e gatos.

Desde o início das operações, em 8 de julho, o programa já castrou gratuitamente mais de 1,5 mil cachorros e gatos. O objetivo é castrar aproximadamente 20 mil animais até o final deste ano.

A ação faz parte do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, promovido pelo Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais (DPDA), da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBIO), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Viabilizado por uma emenda parlamentar do deputado federal Delegado Matheus Laiola (União Brasil), o Castra + Paraná tem como meta percorrer 18 localidades do estado até o final do ano, com o objetivo de castrar aproximadamente 20 mil animais.

“A castração é a melhor política pública para a saúde animal, mas o programa vai além de oferecer a castração gratuita. É um trabalho que traz benefícios para a comunidade, especialmente ao evitar o abandono de animais e a proliferação de filhotes indesejados”, destacou o deputado Laiola. Reconhecido por seu trabalho na defesa dos direitos dos animais em todo o Brasil, Laiola revelou que a intenção é dar continuidade ao programa: “Após seis meses dessa primeira etapa, vamos ampliar o número de procedimentos realizados e a abrangência das localidades”, acrescentou.

Como participar do Castra + Paraná

O Programa Castra + Paraná é executado pelo Projeto Ajudei, uma associação fundada em 2014 em Curitiba, dedicada à causa animal. Para participar, é necessário conferir as localidades onde o ônibus estará estacionado para realizar os procedimentos e fazer um cadastro antecipado, incluindo os dados do tutor e do(s) pet(s).

Os cães e gatos devem estar em jejum de oito horas antes da cirurgia, e os tutores precisam estar presentes durante o procedimento, que pode durar entre 30 minutos e duas horas. Após a cirurgia, os animais receberão um microchip subcutâneo com os dados do tutor, além de roupa cirúrgica, cone de proteção e medicamentos necessários para a recuperação.

Fonte: União Metropolitana Curitiba