- 2 minutos de leitura
*Por Matheus Laiola
Hoje vamos falar sobre um assunto vital para a segurança de todos: a Teoria do Elo, que revela que a crueldade contra os animais muitas vezes está ligada à violência contra pessoas, especialmente mulheres, crianças e idosos.
Uma grande vitória para essa causa aconteceu na Câmara dos Deputados. Foi aprovado o Projeto de Lei 293/2023, que cria a Semana Nacional de Conscientização sobre a Teoria do Elo, a acontecer sempre na primeira semana de agosto de cada ano e fará parte do calendário oficial do Brasil. Eu sou coautor desse projeto, junto com o Deputado Delegado Bruno Lima.
Este projeto é um passo gigantesco para a sociedade. Finalmente, vamos alertar o país inteiro sobre a forte ligação entre os maus-tratos a animais com violência doméstica. A “Teoria do Elo” nos mostra que o agressor tende a ser o mesmo. Quem agride um animal, tende a usar a violência contra esse ser indefeso como forma de controle e coação. Muitas vezes, a violência contra o pet é um aviso, uma ameaça direta à mulher ou à criança da casa. É uma tática de terror.
A Semana Nacional será realizada na primeira semana de agosto de cada ano a fim de unir ao Agosto Lilás, que já combate a violência contra a mulher. A violência é uma só, e nosso combate também deve ser unificado.
Essa semana vai integrar o calendário oficial do país com palestras, debates e seminários. Tudo para que as autoridades e a sociedade civil entendam que investigar um caso de maus-tratos a um cão ou gato pode ser o primeiro passo para salvar uma vida humana. Ao acender o alerta sobre essa conexão, fortalecemos a proteção em todos os lares.
É dever de todos combater essa crueldade. Vamos juntos evitar que a violência crie um ciclo vicioso de dor e abandono de seres vulneráveis. Não podemos mais aceitar essa crueldade no Brasil. A proposta está no Senado.
Se você, que acompanha minha coluna toda terça e tem alguma sugestão de tema, entre em contato via WhatsApp: (41) 9529-1305. Sua contribuição é muito bem-vinda.
Até a próxima semana.
*Matheus Laiola, Deputado Federal e Delegado de Polícia Civil do Paraná
Compartilhe:
