Delegado Matheus Laiola

ONG “É o Bicho” recebe emendas para fortalecer a causa animal

Organização não-governamental fortalece atuação com recursos parlamentares e amplia capacidade de atendimento aos animais.

Os recursos, provenientes dos deputados Matheus Laiola (União Brasil, federal) e Luiz Fernando Guerra(União Brasil, estadual), além de emendas impositivas de vereadores locais, estão sendo usados para equipar a sede e custear a castração de centenas de animais. Foto: Beto Rossatti.

A ONG “É o Bicho”, uma das mais antigas e atuantes de Pato Branco, recebeu um importante aporte financeiro de emendas parlamentares para aprimorar sua estrutura e expandir suas ações de proteção animal na cidade. Os recursos, provenientes dos deputados do União Brasil Matheus Laiola (federal) e Luiz Fernando Guerra (estadual), além de emendas impositivas de vereadores locais, estão sendo usados para equipar a sede e custear a castração de centenas de animais.

Investimentos em estrutura e castrações

Silvana, representante da ONG, detalhou a destinação dos recursos. Do deputado Laiola, a ONG recebeu R$ 200 mil, valor que possibilitou a aquisição de uma van Fiorino, além de equipamentos como notebooks, leitores e eletrodomésticos para equipar a cozinha e a lavanderia, melhorando as condições de trabalho dos colaboradores e voluntários. Com essa emenda, foram realizadas 206 castrações e 27 testes de FIV/FeLV.

Mais equipamentos para resgates e cuidados

Recursos destinados pelos deputados Ney Leprevost (União Brasil) e Luiz Fernando Guerra permitiram a compra de mais notebooks, micro-ondas e, principalmente, de gaiolas e caixas de transporte, essenciais para o resgate e cuidado dos animais. Silvana ressaltou que a mobília anterior da ONG era antiga e doada, e o novo equipamento trouxe uma infraestrutura mais adequada e um ambiente mais agradável para todos.

As emendas impositivas, no valor de R$ 50 mil, foram de autoria dos vereadores Rômulo, Biruba, Chupim, Maria Cristina e Januário. Com esse montante, a ONG realizou 195 castrações e 27 testes de FIV/FeLV. A representante da ONG destacou que a castração é a principal ferramenta para controlar a população de animais de rua e evitar maus-tratos e abandono.

Deputados destacam importância da causa animal

O deputado Laiola esteve na ONG para a entrega simbólica dos recursos e elogiou o trabalho da instituição, destacando a importância de destinar verbas para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam na causa animal.

“Pato Branco é um município que está muito à frente dos demais, mas precisa fazer muito mais”, disse o deputado, que reafirmou o compromisso de continuar enviando recursos para a cidade.

“A gente vem aqui com entrega, não só com conversa”, completou.

O deputado Guerra, também presente, disse que “a ONG É o Bicho, que começou em 2016, hoje tem uma sede capaz de atender melhor a população e fazer um trabalho mais eficaz em Pato Branco, consolidando-se como uma referência na luta pela proteção animal na região; somos parceiros de quem trabalha e vamos ajudar sempre”.

Imagem: Beto Rossatti
Fonte: Jornal de Beltão