- 3 minutos de leitura
*Por Matheus Laiola
Em uma sociedade onde a causa animal tem ganhado cada vez mais espaço, a discussão sobre a posse responsável é um tema central. Mas o que significa, de fato, ser um tutor responsável? Vai muito além de alimentar, dar carinho e cuidar da saúde básica. Significa garantir que, em qualquer situação, seu animal de estimação possa ser identificado e reencontrado. É aqui que entra a microchipagem, uma ferramenta simples e poderosa na luta contra os maus-tratos.
A microchipagem é um procedimento rápido, simples e indolor, realizado por um médico veterinário. Um pequeno chip, do tamanho de um grão de arroz, é inserido sob a pele do animal, geralmente na região do pescoço, que quando lido por um aparelho específico, revela os dados do animal e do tutor, que são previamente cadastrados. É uma identidade digital e segura.
O papel do microchip no combate ao abandono é fundamental. Muitos animais perdidos, que poderiam ser facilmente resgatados e devolvidos aos seus lares, acabam se juntando à triste estatística de animais em situação de rua. Sem uma forma de identificação, é quase impossível rastrear o tutor. Com o microchip, a facilidade de entrar em contato com a família se torna mais fácil. Essa simples ação pode fazer a diferença entre a vida e a morte, entre um reencontro feliz e o destino incerto de um animal abandonado.
Além de ser uma ferramenta de reencontro, a microchipagem também ajuda a coibir os maus-tratos. Em casos de denúncia, a identificação do animal pode ser usada para comprovar a posse e responsabilizar o agressor. A ausência de um microchip pode, muitas vezes, dificultar a investigação e a punição, já que a posse pode ser negada e o animal, descartado. Com o chip, o tutor não pode simplesmente fingir que o animal não é seu, o que cria um novo nível de responsabilidade. O microchip, portanto, não é apenas uma forma de identificar, mas de provar a ligação entre tutor e pet, o que é crucial para que a lei seja aplicada de forma eficaz.
Enquanto minha equipe e eu trabalhamos na linha de frente, a sociedade tem um papel crucial. A microchipagem é uma atitude simples que, quando adotada em massa, tem o poder de transformar a realidade dos animais em nosso país. Cada animal que tem um microchip pode significar um animal a menos em risco, um passo a mais em direção a um futuro com mais dignidade para todos os pets.
Para sugestões de temas, entre em contato via WhatsApp: (41) 9529-1305. Sua contribuição é muito bem-vinda.
Até a próxima semana.
*Matheus Laiola, Deputado Federal e Delegado de Polícia Civil do Paraná
Compartilhe: