Delegado Matheus Laiola

Causa animal ganha espaço na semana acadêmica da UniCuritiba

O deputado federal Delegado Matheus Laiola compartilhou sua trajetória de vida e carreira na noite de segunda-feira, 26 de maio, em uma palestra emocionante para cerca de 200 alunos durante o 2.º Painel da IV semana acadêmica do curso de Direito, da UniCuritiba – Centro Universitário Curitiba. De forma clara e direta, o deputado destacou a importância de estudar e se dedicar para alcançar os objetivos.

Durante o encontro ele destacou que em 2007, com apenas 26 anos, se tornou delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, atuando em Varginha. Já em 2008, veio para o Paraná como delegado da Polícia Civil, trabalhando em cidades como Toledo, Realeza e Castro, em delegacias generalistas, nas quais atuava em todas as espécies de crime. “Minha carreira inclui passagens pela Delegacia da Criança e do Adolescente em Foz do Iguaçu e por diversas delegacias em Curitiba, como Furtos e Roubos, Estelionato e Furtos e Roubos de Cargas, além de uma passagem pelo Centro de Operações Policiais Especiais (COPE)”, explicou.

Ele contou também o momento chave da sua carreira: “Quando fui para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, entre 2019 e 2022, cheguei a pensar que seria um setor mais tranquilo. Mas foi lá que a luta contra os maus-tratos a animais se intensificou. Ali, ganhei muito destaque, por exemplo, ao desmantelar uma grande rinha de cães na cidade de Mairiporã, em São Paulo”, ressaltou.

A vereadora de Curitiba, Andressa Bianchessi, também participou do evento, onde abordou em sua palestra o trabalho crucial que realiza à frente da causa animal, explicando como são feitos os resgates, as orientações para a população e a luta diária para dar voz aos animais que não podem se expressar. “A palestra foi um momento de grande inspiração, mostrando aos estudantes a importância do estudo e do compromisso com as causas que acreditam”, finalizou.

Em 2022, Laiola foi eleito deputado federal com 132.759 votos. Desde o início do seu mandato (2023) até hoje (2025), já apresentou 449 proposições legislativas e foi reconhecido pelo Radar Congresso como um dos nove deputados federais com nível máximo de transparência.

Fonte: Assessoria de Imprensa