Curitiba dá um grande passo em direção ao bem-estar animal com o início dos atendimentos do Hospital Veterinário Municipal, que começaram nesta segunda-feira (13/1). Cães e gatos da cidade passam a contar com um espaço completo para atendimento médico veterinário, com consultas, cirurgias e exames laboratoriais. A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o deputado federal delegado Matheus Laiola, que destinou R$4,5 milhões via emenda parlamentar para a operacionalização do hospital.
O hospital oferece atendimento gratuito para animais de estimação de moradores de Curitiba em situação de vulnerabilidade social, além de protetores independentes cadastrados na Rede de Proteção Animal. A capacidade de atendimento é de 50 animais por dia, com agendamento prévio pelo site da Rede de Proteção Animal. A forma será similar ao que já ocorre com castrações e vacinações. O público prioritário serão os animais de moradores curitibanos beneficiários do programa Armazém da Família e de protetores com cadastro ativo junto ao Município.
“Estamos felizes com a repercussão da notícia, pois além de garantir o bem-estar dos animais, estamos promovendo a saúde pública e fortalecendo o vínculo entre as pessoas e seus pets. Além disso, estamos contribuindo para reduzir o abandono de animais e incentivando a adoção responsável. No entanto, ainda temos muito trabalho pela frente”, lembrou o deputado federal.
O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Para casos emergenciais, o atendimento será em tempo integral. A unidade fica na Rua Cesar Misael Chaves, 147, no bairro Taboão. O site para agendamentos é o www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br.
Redação: Assessoria de Imprensa Deputado Delegado Matheus Laiola
Foto: Daniel Castellano / SMCS